Por Anna Bartlett

OPERAÇÃO: SEGURANÇA DAS CRIANÇAS NA SESSÃO DA CONFERÊNCIA GERAL

Neste mês de julho, muitas famílias comparecerão à reunião mundial de trabalho da Igreja Adventista do Sétimo Dia, comumente conhecida como Sessão da Conferência Geral (CG).

Com mais de 50.000 pessoas presentes, há um risco aumentado de ocorrências de crianças perdidas.

Após uma pesquisa com pais em 2006, The Center to Prevent Lost Children estimou que noventa por cento das famílias terão uma experiência de perder um filho de vista em um lugar público. Crianças têm mais probabilidade de se perder em áreas muito movimentadas, como shopping centers ou lojas. Aproximadamente uma em cada três famílias que visitam um parque de diversões perderão seu filho de vista durante o passeio.

A Sessão da CG acontecerá em dois locais: o Alamodome e o Centro de Convenções Henry B. Gonzalez. “O Alamodome comporta mais de 70.000 pessoas e prevemos que estará lotado”, diz Jim Vines, diretor de segurança da Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia e coordenador de segurança para a Sessão. “Em uma área tão concentrada com uma grande quantidade de pessoas, crianças podem se perder na multidão com muita rapidez.”

PROCEDIMENTO PARA O CASO DE CRIANÇAS PERDIDAS

Se você se separar de seu filho, procure imediatamente alguém da equipe de segurança. Siga o mesmo procedimento se localizar uma criança perdida ou se uma criança pedir sua ajuda. Um número de telefone para informar sobre pessoas perdidas será divulgado em Emergency no aplicativo GC Session [http://2015.gcsession.org/app/].

Depois de obter uma descrição da criança, o funcionário notificará toda a equipe de segurança para ajudar na busca. Crianças perdidas também podem ser notificadas a um dos Escritórios de Administração da Sessão, na Sala 206 do centro de convenções ou na Sala de Reunião C no Alamodome.

“A equipe de Administração da Sessão poderá alertar a segurança e enviar alertas pelos monitores da Sessão e pelo aplicativo GC Session”, diz Sheri Clemmer, gerente de sessão associada para a Sessão da CG. Isso avisará muitas pessoas para ficarem atentas à criança perdida.

Crianças que se perderem de adultos ficarão em um dos Escritórios de Administração da Sessão até serem entregues aos responsáveis.

Cerca de 400 funcionários de segurança serão designados para o Alamodome e o mesmo número para o centro de convenções. Estes incluirão recepcionistas de boas-vindas à cidade vestidos com camisa amarela e chapéu de palha, atendentes do centro de convenções vestidos com calça e jaqueta pretas e camisa branca, e policiais locais.

“Muitos dos policiais estarão de uniforme, mas outros estarão à paisana”, diz Vines. “Se uma criança e um pai estiverem procurando um ao outro, acho que não será difícil reuni-los.”

Leia com atenção estas dicas rápidas de segurança para evitar que seu filho se perca.

MEDIDAS PARA EVITAR PERDA DE CRIANÇAS

Tenha um plano

Antes de comparecer a qualquer evento, crie um plano para o que seus filhos devem fazer caso se percam. Converse com seus filhos sobre o plano. Para crianças mais velhas, designe uma área onde todos devem se reunir se acontecer de se separarem. Além disso, defina uma pessoa que a criança deve contatar se não tiver como falar com você.

Ensine a filhos pequenos que, se ficarem perdidos, devem pedir ajuda a uma “mamãe”. “Se seu filho escolher uma mulher, é muito improvável que essa mulher seja alguém perigoso”, recomenda Gavin de Becker, especialista em segurança de crianças, em seu livro Protecting the Gift. “Uma mulher tem mais probabilidade de parar o que estiver fazendo para dar atenção à criança e não descansar até que a criança esteja em segurança.”

Todas as manhãs antes de sua família sair do hotel para mais um dia na Sessão da CG, relembre o plano com seus filhos. Peça que eles repitam a você o que devem fazer caso se percam. Preste atenção no que cada filho está vestindo. Se vocês se separarem, isso o ajudará a fazer uma descrição correta para o pessoal da segurança.

Tenha suas informações de contato em seu filho

Faça um crachá de identificação para seu filho usar. Inclua seu nome e número de telefone, onde a família está hospedada durante a Sessão da CG, o nome de seu filho e alergias que ele tenha. O crachá pode ser usado em um cordão preso em um passador do cinto, na carteira para crianças mais velhas, ou por qualquer outro método de sua escolha, desde que permaneça com a criança.

“Se seu filho tiver idade suficiente, faça-o memorizar o nome de seus pais ou responsáveis, números de telefone e a organização da igreja de onde vieram”, sugere Arthur Blinci, assistente do presidente para Gestão Estratégica de Riscos na Adventist Risk Management Inc. (ARM). “Se a criança puder nos dar essas informações, isso será muito útil para localizarmos seus pais.”

Tenha com você uma foto recente de seu filho

Todas as manhãs, use seu telefone celular para tirar uma fotografia de corpo inteiro de cada um de seus filhos. Ou leve consigo uma foto recente de seus filhos e anote como eles estão vestidos. Se seu filho se perder, você pode mostrar a foto à polícia ou à segurança quando lhes der uma descrição dele.

Com uma foto é mais fácil para a polícia identificar a criança perdida. Quando essa foto é compartilhada publicamente, seu filho pode ser encontrado com mais rapidez.

RISCOS PARA AS CRIANÇAS E ATIVIDADES QUE PODEM REPRESENTAR PERIGO

Há riscos que podem ser tentações para crianças pequenas na Sessão da CG.

Em volta do centro de convenções há uma área de parque com muitas cachoeiras artificiais, riachos, lagos e um rio. Estes contam com sinalizações avisando que é proibido entrar na água ou nadar. Essas áreas oferecem risco de afogamento ou lesões. Os pais devem estar especialmente vigilantes para evitar que seus filhos entrem em áreas com água.

Escadas rolantes também são tentadoras para crianças pequenas e foram uma preocupação em Sessões anteriores, diz Clemmer. Pequenos dedos podem ficar presos ou ser cortados pelas partes móveis. Crianças só devem usar escadas rolantes como meio de transporte e sob a supervisão de um adulto.

Durante os dois Sábados na Sessão, haverá uma Escola Sabatina para crianças no Salão de Baile A e uma Escola Sabatina e Serviço de Culto para jovens no Teatro Lila Cockrell, ambos localizados no Centro de Convenções Gonzalez.

Um adulto deve acompanhar crianças menores de 5 anos, diz Linda Koh, diretora de Ministérios para Crianças na Conferência dos Adventistas do Sétimo Dia.

Os pais podem registrar e deixar seus filhos na Primary Sabbath School e no Junior/Youth Worship Services. O pai/mãe e o filho receberão uma pulseira com o mesmo número. No final da sessão e antes que a criança tenha permissão para deixar a área, os funcionários farão a correspondência entre as pulseiras de pais e filhos.

“A pulseira conterá a data [de cada Sábado] para não haver confusão”, diz Alain Sanon, coordenador da Escola Sabatina e Serviço de Culto para jovens.

Líderes Master que completaram o treinamento “Proteção aos Vulneráveis” serão posicionados em todas as saídas durante o Serviço de Culto para jovens para evitar que crianças se dispersem. Além da segurança normal do local, isso acrescenta mais uma camada de proteção para as crianças.

Como acontece em qualquer convenção do tamanho da Sessão da CG, a possibilidade de perder crianças aumenta. Tenha um plano pronto, esteja atento aos riscos e baixe o aplicativo GC Session [http://2015.gcsession.org/app/] para estar preparado para qualquer emergência.

Se você tiver comprador a Apólice de Seguro de Viagem para a Sessão da CG [http://www.adventistrisk.org/prevention-resources/solutions-newsletter/february-2015/what-you-need-to-know-about-gc-session-2015-travel] e precisar de assistência durante o tempo que estiver em San Antonio, a equipe da ARM estará na Sala 210 do centro de convenções para ajudá-lo.

Enquanto estiver na Sessão da CG, não se esqueça de visitar o Estande da ARM para receber brindes e outros recursos gratuitos sobre como manter sua família em segurança.

Referências:

http://www.safetytat.com/child-id-safety-tips/

http://www.parentguidenews.com/Articles/PreventingKidsFromGettingReallyLost