Brasília, 18/01/2017 – Ao fazer viagens missionárias, podem existir riscos únicos que talvez não se apresentem em viagens comuns de férias ou negócios. Seja uma viagem de carro, seja de avião, ao exterior ou para outro estado, é essencial preparar-se para uma série de riscos que podem aparecer durante uma viagem missionária. Embora as seguintes três áreas-chave não sejam exaustivas, elas podem reforçar a segurança para sua equipe missionária.

1. Conheça o seu destino

Pesquise sobre o lugar que visitará a fim de garantir a proteção e a segurança de todos os viajantes. Compile um pacote informativo para que todos os acompanhantes e assistentes o revisem antes da data de partida. Inclua informações sobre os costumes locais, palavras básicas no idioma local e o que fazer em caso de emergência. Faça uma reunião prévia à viagem para responder a qualquer pergunta e esclarecer temas essenciais do pacote de informações.

Com a ajuda de um contato local de confiança, planeje um itinerário, decida sobre o transporte e lugares de reunião seguros. Examine temas de segurança, requisitos de viagem e a disponibilidade de serviços médicos no lugar que visitarão. O que você deveria levar em seu kit pessoal de primeiros socorros?

Antes de viajar, cada viajante deve fazer cópias de todos os documentos de viagem. Tenha uma cópia com você durante a viagem, e também a informação de contato de emergência de alguém que não viaje com você. Entregue uma lista com o contato de emergência de cada participante a cada líder de viagem. Assegure-se de que todos os contatos de emergência estejam cientes dos detalhes da viagem.

2. Pratique consciência situacional

Esta viagem missionária pode ser sua primeira vez neste país, ou mesmo a primeira missão para outros em seu grupo. Incentive todos os que viajam a tomar consciência de seu entorno e a ter uma ideia do que fazer quando forem confrontados com uma ameaça. Varie a rotina de viagem de sua equipe para evitar que os ladrões antecipem seu cronograma.

Monitore os alertas de viagem e as advertências do Ministério das Relações Exteriores de seu país ou seu equivalente. Proporcione a todos do grupo informações de contato da polícia local, da embaixada de seu país ou um contato local de confiança. Instrua os voluntários a usar essas informações caso se separem do grupo.

Evite o excesso de bagagem. Não leve itens desnecessários ou propensos a roubo. Opte por deixar seu laptop ou tablet em casa. Mude seu relógio chique por um comum. Deixe em casa seus dispositivos de música portáteis. Também é aconselhável deixar em casa roupa de marca ou que o identifique. Coloque na mala roupas simples e faça uma mala mínima, prestando atenção ao clima da região.

Quando for reservar suas acomodações, escolha uma rede de hotéis bem conhecida em uma área segura. Verifique se todos os quartos para os seus participantes são seguros e se todas as saídas podem ser trancadas e protegidas. Se houver qualquer problema de segurança, peça um quarto diferente. Tranque as portas dos quartos com chave em todos os momentos, e nunca deixe objetos valiosos no quarto. Evite compartilhar planos de viagem, itinerários ou horários de transporte com qualquer pessoa que não faça parte de seu grupo missionário.

Prepare todos os participantes para o importante risco de sequestro ou roubo de carros. Os acompanhantes e os participantes devem estabelecer um “sistema de companheirismo” e outras táticas para garantir que o paradeiro de todos os participantes seja sempre conhecido. Ao caminhar na rua, assegure-se de caminhar em direção contrária ao tráfego ao invés de na mesma direção. Evite caminhar perto da margem da pista. Seu grupo deve permanecer sempre junto.

3. Pratique o bem-estar e a segurança pessoais

Se sua viagem requer um longo voo ou trajeto de carro, procure alongar-se e ficar hidratado para evitar trombose venosa profunda ou coágulos sanguíneos. Fique em pé, estique, beba água e movimente-se a cada duas horas para manter seu sangue fluindo bem.

Ao viajar, escolha apenas veículos seguros, segurados e dirigidos por profissionais treinados. Se possível, evite viagens noturnas. A noite é muitas vezes o horário mais perigoso para se viajar em muitos países. Use cinturo de segurança em todas as viagens e nunca sobrecarregue os carros. Antes de entrar no veículo, verifique as condições dos pneus e assegure-se de ter um estepe, em caso de necessidade. Existe um pneu sobressalente caso você tenha um pneu furado? Ele está cheio e pronto para usar? Além disso, certifique-se de ter acesso a um kit de veículo de emergência e um kit de emergência médica em todos os momentos.

Muito provavelmente, sua equipe terá uma viagem segura e produtiva, mas é importante sempre se preparar para as perdas. Saiba que tipo de seguro você tem, tanto o médico quanto o de viagem. A cobertura é adequada para sua viagem? Considere um seguro de viagem de curto prazo se sua viagem missionária reunir os requisitos. Tenha à mão as informações de seguro pertinentes em caso de emergência.

Postado por Elizabeth Camps